terça-feira, 29 de abril de 2014

II Encontro Norte-Nordeste



II Encontro Norte-Nordeste de Informática Inclusiva com o Uso do Dosvox, Outros Softwares e Novas Tecnologias para a pessoa com Deficiência Visual

 01, 02 e 03 de Maio de 2014


Teatro Viriato Correia/ Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão-IFMA


Realização:

Associação dos Deficientes Visuais do Maranhão-ASDEVIMA
Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Informações e inscrições: http://intervox.nce.ufrj.br/nortedosvox/2014/

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Parceria LabAssistiva e Imagina

LabAssistiva e Imagina



Firmado acordo de cooperação entre o LabAssistiva da UFRJ e a empresa CNOTINFOR – CENTRO DE NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, LDA, de Portugal, denominada Imagina no Brasil, em 25 de abril de 2014.



A IMAGINA e o LabAssistiva pretendem cooperar na avaliação e desenvolvimento de aplicativos com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente os dispositivos móveis, nas áreas da Comunicação Alternativa e Ampliadadesenvolvimento infantil e inclusão.  Os produtos a avaliar e/ou desenvolver serão objeto de um Plano de Trabalho a definir 


Essa ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva da UFRJ primeiro aplicativo a ser pesquisado será o Vox4All.

VOX4ALL





Banca de Mestrado



Brain Computer Interfaces Para Jogos

 

Mestrando (camisa azul escuro) e Banca 

O Prof. José Antonio dos Santos Borges, no dia 28 de março, participou como membro da banca de mestrado em Sistemas e Computação de Alessandro Luiz Stamatto Ferreira (aluno do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação – PPgSC).

 

A defesa, sob o título: Interfaces Cérebro-Computador: Estudo, Design e Desenvolvimento do Jogo AdmiralMind Battleship, ocorreu no Auditório do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  





AssistUFRJ




NCE TEM LABORATÓRIO TRANSFORMADO

EM NÚCLEO DE PESQUISA DO CNPq


O Laboratório de Tecnologias Assistivas do NCE, coordenado por José Antonio Borges, foi transformado em Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva (AssistUFRJ), patrocinado pelo CNPq.

O AssistUFRJ é um grupo de pesquisa  resultante da associação dos laboratórios: TecnoAssist (Laboratório de Aplicações e Pesquisas em Tecnologia Assistiva); LabBCI  (Laboratório de Interface Cérebro Computador) e o LabAssistiva  (Laboratório de Tecnologia Assistiva do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ).

O grupo, formado respectivamente por: José Antonio Borges, José Fábio Marinho de Araújo e  Miryam Bonadiu Pelosi, tem como objetivo  o desenvolvimento e aplicação de produtos de Tecnologia Assistiva, com ênfase no acesso a sistemas computacionais.

domingo, 27 de abril de 2014

Aconteceu 2013



Projeto Dosvox no Ano de 2013


O Prof. José Antonio dos Santos Borges participou  de diversos eventos a fim de disseminar a filosofia de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no Brasil.  Confira abaixo alguns desses momentos!

ATOREDE  - ENCONTRO ANUAL DE ESTUDOS CTS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE:

   

    F
O Grupo  NECSO/UFRJ realizou nosdias 31 de novembro e 01 de dezembro o evento Ato Rede. O evento contou com a participação do Prof. José Antonio dos Santos Borges e teve como objetivo realizar uma discussão  sobre  as perspectivas de desenvolvimento da Teoria Ator Rede no Brasil.


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I SINES – SEMINÁRIO INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: DA TEORIA À PRÁTICA:

 

Logo do Seminário
Nos dias 28 e 29 de novembro, a Universidade Federal de São João del Rei realizou o I SINES - Seminário Inclusão no Ensino Superior:  da teoria à prática. O evento teve como objetivo a realização de um debate sobre a realidade atual do acesso e permanência de alunos com deficiência visual no ensino superior, assim como também o incentivo à utilização de tecnologias assistivas (Dosvox, Musibraille, Braille Fácil, entre outros) nessas instituições.

A Profª. Silvia Elena Ventorini (UFSJ)  mediou a mesa redonda Inclusão de alunos cegos ou com baixa-visão no ensino superior. Também participaram desta mesa os professores José Antonio dos Santos Borges (iNCE/UFRJ) e Ingrid Caroline de Oliveira Ausec (UEL). 

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IV CICLO DE DEBATES UFC INCLUI:


A Universidade Federal do Ceará realizou nos dias  1
4, 20 e 27 de novembro e 5 de dezembro o IV Ciclo de Debates UFC Inclui. O evento ocorreu na SEARA da Ciência (Campus do Pici) e teve como tema o desenvolvimento e o uso de tecnologias assistivas. 

Profª. Ana Karina - Supervisão Geral
Sob a supervisão geral da Profª. Ana Karina Morais de Lira e organização dos senhores: Ezequiel Marinho de Oliveira Neto e Igor PeixotoTorres Girão, o evento contou com diversos profissionais envolvidos com a questão da acessibilidade. Dentre os profissionais estavam o Prof. José Antonio Borges (iNCE/UFRJ)  que participou da mesa redonda: Desenvolvimento de aplicativos para pessoas com deficiência visual - O sistema Dosvox em redes sociais. Também participaram desta mesa os senhores: André Luiz Gomes, Igor Peixoto Torres Girão e Jorge Brandão. Após os debates, ocorreu o lançamento do livro Matemática e Deficiência Visual da editora UFC e autoria dos professores:Ana Karina Morais de Lira e Jorge Brandão.

Prof. Antonio Borges e André Luiz em 97
No estado do Ceará, o sistema Dosvox conta com o apoio da  UFC e do Sr. André Luiz Gomes (um dos primeiros instrutores) que tem colaborado bastante com o desenvolvimento do sistema.

Confira a matéria realizada em 1997 pelo Jornal Diário do Nordeste publicada no site  da Sociedade de Assistência ao Cego.




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III COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA::

 

O Prof. José Antonio dos Santos Borges participou no dia 22 de novembro do III Colóquio de Educação Matemática Inclusiva na mesa redonda:Recursos didáticos na Educação Especial. O evento foi organizado pelo Projeto Fundão  do instituto de Matemática da UFRJ e teve como tema os desafios na escrita e leitura matemática computadorizada para deficientesvisuais. 

Logo do Projeto Fundão
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. 

Universidade Federal, considerada como uma das Instituições de Ensino Superior pública do estado Rio de Janeiro e do Brasil, de relevância social e acadêmica, tem participado colaborativamente com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC – “Pacto” – PORTARIA 867 de 04/07/2012). 

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 EDUCAÇÃO COMO PONTE ESTRATÉGICABRASIL/ÁFRICA – INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇão:


Profª. Martinha Clarete Dutra

Nos dias 18 e 19  de novembro, o Prof. José Antonio Borges, participou do evento de Cooperação Internacional – Educação como Ponte Estratégica Brasil/África. O evento foi coordenado pela Profª. Martinha Clarete Dutra (MEC/SECADI) e teve como objetivos: apresentar a experiência brasileira na elaboração e implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; promover a formação continuada de professores para a oferta do atendimento educacional especializado; a  produção de recursos de baixa tecnologia assistiva com aplicação pedagógica e a identificação e uso pedagógico de hardware e software livres para promoçãode acessibili

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XVI ENCONTRO BRASILEIRO DE USUÁRIOS DE DOSVOX:




Professores Antonio, Beatriz e Angélica palestrando
Nos dias 15 e 16 de novembro ocorreu o XVI Encontro Brasileiro de Usuários de Dosvox. O evento aconteceu na cidade de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul) e foi transmitido pela rádio Ponto de Vista.Rádio

A equipe Dosvox aproveita para parabenizar o excelente atendimento do Dallonder Hotel aos participantes, assim como também à equipe organizadora do evento (Coordenada pelo amigo Wolmir Raimondi). 

Organizadores e banner do evento


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I ENCONTRO SOBRE ENSINO DE MÚSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL:




Mesa de abertura do evento
Nos dias 04 e 08 de novembro ocorreu o I Encontro Sobre Ensino de Música para pessoas com deficiência visual. O evento teve como tema a Educação musical para pessoas com deficiência visual: desafios e possibilidades e foi realizado pela Escola de Música da UFRN (EMUFRN) emparceria com a Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial (CAENE).


Catarina Shin (coordenadora do evento) e  Dolores Tomé
O encontro reuniu pesquisadores e professores (os idealizadores e criadores do software Musibraille: Dolores Tomé e José Antonio dos Santos Borges) afim de incentivar práticas inclusivas (a produção de tecnologias assistivas e a capacitação de profissionais) que proporcionem o ensino musical sem barreiras. O Prof.Vilson Zattera (UNICAMP/SP), contribuidor da metodologia de ensino multissensorial e realizador de consultoria técnica para criação do setor de Musicografia Braille da Escola de Música da UFRN, também esteve presente

Minicurso com Prof. Antonio Borges
O Prof. José Antonio dos Santos Borges ministrou um minicurso sobre a temática: Tecnologia Assistiva – Técnicas de Programação – Aprenda com quem faz. Neste evento, ele também palestrou sobre o tema:  Escrevendo e lendo partituras musicais sem ver: o software Musibraille.
 

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SEMINÁRIO  DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – PIRAÍ DIGITAL:

 

Logo do evento


Nos dias 12 e 13 de setembro, o Prof. Antonio Borges palestrou sobre o Jogavox no Piraí Digital. No evento foram abordados diversos
Prof. Antonio Borges no ABC
assuntos: Desafios e Oportunidades do Conhecimento, Políticas Públicas em Educação; o papel da tecnologia no cotidiano escolar; entre outros.
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SEMINÁRIO NACIONAL PESSOA COM DEFICIÊNCIA  NO ENSINO SUPERIOR – BALANÇO E PERSPECTIVAS:

 
Logo do Seminário


Entre os dias 26 e 28 de agosto, a Universidade Federal do ABC realizou o Seminário Nacional ‘Pessoa com Deficiência no Ensino Superior: Balanço e Perspectivas’,. O evento teve como objetivo a síntese e o aprofundamento de práticas de profissionais e pesquisadores dedicados à inclusão e ao atendimento às Pessoas com Deficiências (PcD) no Ensino Superior, com a participação de instituições e profissionais dedicados à inclusão e engajados na disseminação da educação para todos.

 A Universidade Federal do ABC trabalha para se tornar a instituição de Ensino Superior brasileira com maior número de estudantes com algum tipo de deficiência matriculados até 2018. Para isso, a universidade ampliou sua política de cotas e está investindo em acessibilidade (scanner de voz para auxiliar estudantes cegos nas bibliotecas, lupa e