terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Exposição Cidade Acessível

osição Cidade Acessível




Prof. José Antonio Borges
No dia 12 de novembro, o Prof. José Antonio dos Santos Borges (Coordenador do Centro de Referencia em Tecnologia Assistiva da UFRJ), esteve presente na Casa da Ciência para prestigiar a exposição Cidade Acessível. Neste dia, ele também aproveitou para conversar com o grupo do educativo sobre os sucessos e possíveis dúvidas em relação aos programas de  acessibilidade do CRTA/UFRJ presentes na exposição.



a exposição Cidade Acessível
Grupo educativo em treinamento
convidou  a sociedade a vivenciar situações cotidianas que nos desafiam a pensar uma cidade para todos. A se colocar, na prática, no lugar do outro, desenvolvendo uma experiência por vezes inédita, a partir do caminhar, do cheirar, do tocar, do ver, ouvir e sentir. 



A exposição, de caráter cultural e multidisciplinar, propôs reflexões nas áreas de transporte, educação, trabalho, urbanismo, lazer e cultura, de modo a habilitar os centros urbanos e seus moradores para recepcionar a todos, sem exclusão.






Visitante explorando as dificuldades locomotoras
A Folguedo e a Casa da Ciência da FRJ, responsáveis, respectivamente,  co-realização do evento, buscaram instigar a interpretação imaginativa, sensorial e reflexiva nas diversas possibilidades de leituras que a exposição  ofereceu. Amplia-se, assim, o conceito de acessibilidade em favor de um verdadeir exercício de autonomia e questiona-se a noção de inclusão como uma benesse social.

Daniela Tavares demonstrando o Edivox ao visitante
Inicialmente , a exposição ficou aberta ao público até o dia 21 de dezembro de 2014. Em virtude do seu grande sucesso, a visitação foi prorrogada até 01 de fevereiro de 2015.



Veja a matéria exibida no Jornal RJ TV 1ª edição da Rede Globo:

ttps://www.youtube.com
/watch?v=VCq7-exM4Us&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário