quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

CRTA/UFRJ - Novembro 2015



CRTA/UFRJ – Novembro 2015



 Acompanhe nossas atividades!


04/11 – O Prof. José Antonio Borges visitou a Biblioteca Àlvaro de Azevedo, em Belém do Pará, para instalação das impressoras braille e capacitação dos funcionários sobre as tecnologias compatíveis com as do Instituto Benjamin Constant e Fundação Dorina Nowill. Esta ação visou ampliar o acervo adaptado da biblioteca com o objetivo de proporcionar um maior acesso ao conhecimento aos alunos deficientes visuais da região.

11/11 – Participação na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. Este evento tem como objetivo o incentivo aos estudantes de graduação com a escolha dos melhores trabalhos.

12/11 – Reunião com os diretores da imprensa braille do Instituto Benjamin Constant com o objetivo   de  novas parcerias com o Instituto Tércio Pacitti.   A fim de levar melhorias tecnológicas para o processo de impressão braille no Instituto Benjamin Constant.

19/11 – Entrega da última versão do Sistema Dosvox às professoras Bianca e Vanessa, do Instituto Benjamin Constant, para disponibilização aos alunos de informática daquela instituição.

23 e 24/11 – Reunião em Brasília promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o objetivo de fomentar a interação com os pesquisadores da área de tecnologia assistiva do Brasil, assim como também dar início ao processo de prestação de contas dos CRTAs. Durante a reunião, os trabalhos desenvolvidos pelo iNCE/UFRJ foram apresentados aos demais participantes e a oportunidade de novas parcerias.

25/11 – Participação da Qualificação da Tese de Mestrado de Wesley Pereira da Silva entitulada: Jogos Digitais Adaptados para Alunos com Deficiência Visual – Estudo das Habilidades Cognitivas  no Jogavox. A avaliação ocorreu na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e contou com a participação dos seguintes professores: Prof.Dr. Antonio Villar Marques de Sá, Prof.Dr. Amaralina Miranda de Souza, Prof.Dr.Gerson de Souza Mól e Prof.Dr.José Antonio dos Santos Borges.

27 e 28/11 – Participação no Iº Seminário Sul-Maranhense de Tecnologias Assistivas às Pessoas com Deficiência Visual. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde de Imperatriz e teve o patrocínio da Associação de Deficientes Visuais de Imperatriz (Deus é Fiel). A iniciativa visou discutir sobre as principais tecnologias utilizadas  pelo deficiente visual para a superação de seus limites, a liberação da educação familiar carregada de preconceitos e o uso da tecnologia assistiva como potencializadora  da pessoa com deficiência. Durante o evento foram apresentados diversos recursos de tecnologia assistiva  desenvolvidos no CRTA/UFRJ com destaque para o Ambiente Dosvox.



Nenhum comentário:

Postar um comentário