domingo, 6 de dezembro de 2015

CRTA/UFRJ - Setembro 2015

CRTA/UFRJ – Setembro 2015

4 a 6/9 – 3º Encontro Regional Norte – Nordeste de Dosvox e outras Tecnologias Assistivas às pessoas com Deficiência Visual. A equipe do CRTA/UFRJ participou do evento que aconteceu no Auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O Encontro foi uma realização do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiências Visuais (CAP) com apoio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o encontro foi muito importante para apresentar e discutir as inovações no campo pedagógico para os deficientes visuais. “Nesse encontro os representantes das regiões norte e nordeste apresentaram os avanços do sistema Dosvox, além de divulgar outras tecnologias assistivas para inclusão digital e educacional de usuários com deficiência visual”, destaca o secretário.

09/09 – Reunião com a Dra. Denise Xerez (Diretora do Departamento de Medicina e Reabilitação do Hospital Universitário da UFRJ). A reunião teve o objetivo de implantar o software Prancha Fácil  no Hospital Universitário.

10/09 – Visita da Prof. Pamela Block, da Stonebruck University, com o objetivo de estabelecer um futuro convênio com a UFRJ para intercâmbio de alunos.

15/09 - Audiência Pública na CÂMARA MUNICIPAL DO RIO de Janeiro. o Prof. José Antonio Borges  (Coordenador do Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva da UFRJ)  participou da Audiência Pública na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A proposta, realizada pelo Vereador Eliseu KESSLER  (Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia Comunicação e Informática) e apoiada pelo Instituto ReABilitArte-UFRJ, teve a temática: Por um Rio Inclusivo. O evento teve como objetivo discutir  ciência, tecnologia, comunicação e informática  sob a perspectiva da inclusão. Durante a audiência pública foram abordados:
  • ·       Demandas de tecnologia para SURDOS e uso de LIBRAs;
  • ·       Tecnologia para atenção e ATENDIMENTO a pessoa com deficiência no RJ;     
  • ·       Ciência e Tecnologia para ensino e educação;
  • ·       Tecnologia para atenção ao paciente com DOENÇAS RARAs;
  • ·       Tecnologia para ACESSO Á informática , informação e ensino por leitores de texto nacional;
  • ·        Ciência e tecnologia para MOBILIDADE urbana no RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário